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Panorama do transporte rodoviário de cargas no Brasil e as previsões para o futuro

O transporte rodoviário de cargas é o principal modal logístico no Brasil atualmente, sendo responsável direto por cerca de 60% a 70% das mercadorias movimentadas no país. Desse modo, essa predominância se deve pela extensa malha rodoviária nacional, que conecta regiões produtoras e consumidoras em um território de dimensões continentais. Porém, esta é uma modalidade que conta com alguns desafios em termos de eficiência, custo e infraestrutura.

Diante disso, a Cor de Ouro Logística preparou um artigo que apresenta o atual panorama do transporte rodoviário de cargas no Brasil e ainda traz as previsões para o futuro da modalidade. Confira:

Situação atual

O setor do transporte rodoviário de cargas enfrenta desafios significativos, como a infraestrutura rodoviária deficiente, com grande parte das estradas em condições regulares ou ruins, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Além do mais, ele apresenta os seguintes panoramas:

Dependência do modal rodoviário

Sabemos que o Brasil possui uma ampla malha rodoviária, com cerca de 1,7 milhão de quilômetros, porém somente uma pequena fração (cerca de 12%) é pavimentada, o que prejudica o transporte de cargas. 

Outra questão, é que esta concentração nas rodovias ocorre por causa da falta de investimentos em outros modais, como o ferroviário e o hidroviário. Por esse motivo, a grande parte do transporte de cargas no país é realizado por meio de caminhões, principalmente por transportadoras de pequeno e médio porte e por autônomos.

Infraestrutura precária

A maioria das rodovias do país estão em más condições, seja com problemas de sinalização, buracos e falta de manutenção. Neste sentido, os custos logísticos se tornam elevados, além de aumentar o tempo de entrega, o risco de acidentes e perdas de mercadorias.

Alto custo com combustíveis e pedágios

É importante salientar que o diesel representa hoje uma grande fatia dos custos operacionais, juntamente com a volatilidade dos preços, os quais são fatores que  impactam diretamente os custos dos fretes, tornando-o em algumas situações oneroso.

Avanços Recentes

O crescimento da tecnologia em diversas atividades, têm surgido efeito também na logística, com uso de dados para otimizar rotas, reduzir custos e melhorar o aproveitamento de cargas.

Assim, a digitalização tem avançado no setor,  com uso de aplicativos, rastreamento por GPS e sistemas de gestão de frotas.

Tendências e perspectivas para o futuro

Para os próximos anos, espera-se que o setor apresenta tendências promissoras, as quais aumentem a eficiência das atividades, minimizando os gargalos existentes. Logo, entre as principais tendências e perspectivas para o transporte rodoviário de cargas podemos destacar:

Digitalização e tecnologia

A tecnologia deve continuar em ascensão ainda mais por meio de sistemas como o IoT, rastreamento via GPS, TMS (Transportation Management System) e plataformas digitais de frete, que devem proporcionar um futuro cada vez mais automatizado para as operações, reduzindo consideravelmente as atividades manuais. 

Sustentabilidade

Um dos temas que mais tem crescido nos últimos anos no transporte rodoviário de cargas é a sustentabilidade. Com isso, a tendência é que cada vez mais seja impulsionada a busca por soluções logísticas com menor pegada de carbono. Exemplo disso, são os incentivos ao uso de caminhões elétricos ou movidos a biocombustíveis, além da otimização logística como maneira de diminuir as emissões e consumo de combustível.

Intermodalidade

A partir do incentivo governamental, com a integração com ferrovias e hidrovias, especialmente para escoamento de grãos e minérios, pode tornar as demandas do transporte de cargas mais eficazes. Dado que, projetos como a Ferrovia Norte-Sul e investimentos em portos ganham protagonismo, o que pode ajudar a equilibrar a matriz de transporte e tirar a pressão sobre as rodovias.

Políticas públicas e investimentos

Existe, atualmente, uma alta necessidade de investimentos estruturais em infraestrutura rodoviária, centros de distribuição e intermodais. Logo, essas e outras práticas, possivelmente trarão melhorias consideráveis ao transporte rodoviário de cargas. 

Assim também, as concessões de rodovias para a iniciativa privada, devem continuar, sobretudo no concerne às melhorias em qualidade e manutenção das estradas.

Portanto, apesar dos desafios existentes, o transporte rodoviário de cargas no Brasil está em um processo de transformação, principalmente devido às inovações tecnológicas e uma maior conscientização ambiental. Dessa maneira, essas mudanças prometem tornar o setor mais eficiente, sustentável e competitivo em um mercado com evolução constante.